28/01/10

XII Congresso do PAICV

Li a entrevista do nosso Premier no jornal A Nação da semana passada e fiquei a saber algumas coisas sobre este país, que confesso não fazia a mínima ideia (quem manda estar sempre desatento). Fiquei a saber que o XII Congresso do partido realizou-se num ano mágico (o barman do Margoso disse que é um ano para ir às bruxas - dois mil e dezgraça); que o conselheiro ou ex-conselheiro do líder dos amarelos quer um lugar no poleiro depois de 2011; que Carlos Veiga está desactualizado (deve ser culpa do Bispo Dom Arlindo); que numa recente sondagem o reverendo-mor amealhou 70% de apreciação positiva dos inquiridos, coisa não muito habitual no fim de um segundo mandato (resta saber quem fez e onde foi feito a tal sondagem), tudo por culpa da boa governação e na defesa do bem comum dos cabo-verdianos e cabo-verdianas em vez dos interesses dos grupos de amigos (deve ser por isso mesmo); que o regresso do Dom Corleone ao MPD é um indicador a ter em conta no que toca à pujança do PAICV (pensei que fosse do Governo); que o governo continua a ter políticas para fazer face ao desemprego (estão, se calhar, guardadas para depois das eleições); que a criminalidade não tem aumentado, mas sim diminuído (se o diz, quem sou eu...); que lutar contra a criminalidade é prestar assistência aos meninos em risco ou qualquer dessas categorias inadequadas à nossa realidade, estigmatizar os jovens pobres, continuar a fingir que existe o Centro Orlando Pantera; que o MPD não quis que a língua cabo-verdiana fosse oficializada (pensei que a culpa fosse dos defensores da cultura berdiana); que foi buscar dinheiro no INPS para txapar a ELECTRA porque Veiga também lá foi buscar dinheiro nos anos 90; que a contínua falência dos TACV é culpa do Bin Ladem; que ter educação de baixo nível é um dos objectivos do milénio; e que em 2000, 48% dos berdianos viviam abaixo do limiar da pobreza (sempre pensei que fosse 37% como diz os dados do INE) e agora foi reduzida para 26% (devem ter imigrado para a Neveslândia).

Do pouco Congresso que vi na televisão reparei que o homem do leme está com a pica toda; que vivo num outro país acreditando nas palavras de Zema; que Vangelis não é só tocado nos Congressos do PS e afins; que de africano não temos nada; e que o PAICV é um partido comunista, enquanto o MPD é da extrema-direita, levando em consideração algumas comentários de ilustres cronistas da terra. E como disse Edy, eu sempre pensei que o PAICV tinha aderido à esquerda moderna liderada pelos senhores da FMI, BM, OIT e OMC. E viva JMN...

P.S. Este país deveria ser governado pelo movimento thugétnico. Pelo menos teríamos consciência que estamos a ser violentados (estuprados) todos os dias. Isto porque falta anarquistas caviar e anarquistas txitxarinhu na terra di pasa sabi.

1 comentário:

Nilton Ralm disse...

discurso de jmn foi um autentico ode ao narcisismo !fora conteudo oco e sem substancia .um vazio de ideias gritante ,alias basta ter visto ques ar de fretes de delegados .